Dr. Erich Fonoff esclarece dúvidas sobre o tremor essencial

O tremor essencial (TE) é o transtorno de movimento mais comum no mundo e afeta aproximadamente 5% da população. Na maioria dos casos, ele atinge pessoas acima de 65 anos de idade. Mas afeta jovens também. E, importante ressaltar, o tremor essencial não é doença de Parkinson. O neurocirurgião Dr. Erich Fonoff, especialista em cirurgia de Parkinson, esclarece 5 pontos importantes sobre este distúrbio do movimento.

Parkinson Hoje: O que é o tremor essencial?
Dr. Erich Fonoff: O tremor essencial é uma doença neurológica que provoca um tremor incontrolável, durante o movimento. As partes do corpo mais atingidas são mãos, braços, cabeça, laringe, língua e queixo. A maioria dos pacientes consegue viver normalmente com a condição, embora possa ter dificuldades em atividades diárias, como comer, escrever e se vestir.

‘O tremor essencial não é uma doença que ameaça a vida, a não ser que interfira diretamente na autonomia e no autocuidado.’

Parkinson Hoje: O tremor essencial é genético?
Dr. Erich Fonoff: A doença é genético-familiar em mais de 50% dos casos. Já na doença de Parkinson, os casos genéticos são mais raros. Uma criança nascida de um pai com TE terá até 50% de possibilidade de herdar o gene responsável. Mas ela pode nunca desenvolver os tremores.

Parkinson Hoje: Todo idoso desenvolve o tremor essencial?
Dr. Erich Fonoff: O tremor essencial atinge 20% da população acima de 65 anos de idade e os sintomas se tornam mais pronunciados com a idade. No entanto, ele não faz parte do processo de envelhecimento natural.

Parkinson Hoje: Quais são os sintomas do tremor essencial?
Dr. Erich Fonoff: O tremor, obviamente, é o sintoma mais importante da doença. Estes tremores pioram durante o movimento e em situações de estresse emocional. O tremor também se intensifica durante um movimento intencional, como pegar um objeto. Em repouso, eles diminuem ou cessam.

Parkinson Hoje: O tremor essencial aumenta o risco de outras doenças?
Dr. Erich Fonoff: Sim. Existe associação entre TE e outras doenças, como Parkinson e enxaqueca. E, embora a associação com o Parkinson seja controversa, em alguns pacientes existe sobreposição entre tremor essencial e Doença de Parkinson. Esse assunto tem sido objeto de estudos mais aprofundados e atualmente é motivo de discussão entre especialistas. Algumas pessoas que apresentaram tremor essencial mais cedo na vida, decorridos alguns anos, receberam o diagnóstico de Parkinson, enquanto outras continuam com tremor essencial toda vida sem sinais de Doença de Parkinson. A sobreposição entre TE e Parkinson tem suscitado muita atenção nos últimos anos, por isso devemos ter novas descobertas sobre este assunto no futuro. No entanto, por hora ainda devemos considerar que esta pode ser apenas uma relação entre duas doenças neurológicas relativamente comuns.

Saiba mais sobre o diagnóstico, o tratamento e a cura para o aqui.

Atualizado em 28/10/2019.