Hipotensão ortostática compromete a qualidade de vida dos pacientes

Um dos sintomas pouco associados à doença de Parkinson, porém muito comum, é a hipotensão ortostática. Esta queda de pressão sanguínea repentina, que ocorre quando a pessoa se levanta, atinge 20% dos pacientes de Parkinson e compromete a qualidade de vida de forma significativa. A importância de levar essa condição em conta e mostrar a parkinsonianos e cuidadores o seu impacto foi tema de pesquisa, apresentada no periódico internacional BMC Neurology.

A hipotensão ortostática, de acordo com o Manual MSD, é a queda excessiva da pressão arterial quando se assume a posição ortostática, ou seja, em pé. Os sintomas incluem turvamento, sensação de desfalecimento, tontura, confusão ou escurecimento da visão e surgem segundos a minutos após se levantar e regridem rapidamente após se deitar, explica o Manual.

Conhecida também como hipotensão postural, a hipotensão ortostática em parkinsonianos acontece porque a doença de Parkinson compromete a capacidade de o corpo adaptar automaticamente a pressão sanguínea quando se muda de posição, faz exercícios ou enfrenta mudanças de temperatura. A medicação anti-parkinsoniana também pode ser uma das causas.

Na maioria dos pacientes, a hipotensão ocorre ao ficar de pé ou, quando deitado, ao se sentar. Se você apresenta este sintoma, é de extrema importância monitorar a pressão e entender quando ela despenca para se proteger de uma eventual queda ou desmaio. Vale também conversar com seu médico e avaliar a necessidade de ajustes na medicação. A ingestão de água e alimentos com mais sal também pode ser eficaz. Quando há mais líquido no organismo, a pressão tende a subir. O uso de meias de compressão é outra dica valiosa.

O trabalho, realizado em parceria da Fundação Michael J. Fox com pesquisadores de diversos centros médicos dos Estados Unidos, mostrou o quanto a hipotensão postural é pouco falada entre pacientes e cuidadores e, por isso, não tratada.

De acordo com o estudo, apenas 36% dos participantes tiveram a condição diagnosticada. E, 34% deles notaram as quedas súbitas de pressão antes mesmo de os sintomas motores surgirem. O dado que mais chama atenção, no entanto, é o quanto a hipotensão postural compromete as atividades do cotidiano: 87% dos pacientes notaram um impacto negativo no dia a dia, com perda de independência e autonomia.

Conheça mais sintomas não-motores aqui.

Atualizado em 16/10/2018.