Luva pode controlar os tremores do Parkinson

Não é de hoje que cientistas tentam colocar a tecnologia a serviço da saúde. Eles buscam incansavelmente por formas de adequar equipamentos e recursos para o combate de doenças e controle de seus sintomas. Recentemente, pesquisadores da Western University, no Canadá, desenvolveram um protótipo de luva capaz de suprimir os tremores que afetam pacientes de Parkinson. As luvas ainda melhoram o controle motor dos parkinsonianos.

Estudos mais antigos já mostraram que outros equipamentos destinados a reduzir os tremores nos punhos e nos cotovelos pioravam o sintoma nos dedos ou até mesmo comprometiam os movimentos, inclusive os voluntários.

Mas o grande avanço das novas luvas canadenses é conseguir diferenciar os movimentos voluntários dos involuntários através de uma série de motores e sensores, controlados por um software. Desta forma, se o paciente tenta executar uma tarefa específica, as luvas permitem a ação e, simultaneamente, minimiza os tremores involuntários.

As luvas poderão ser feitas sob medida para maximizar os benefícios da tecnologia. A equipe responsável pelo equipamento acredita que o grande ganho para os pacientes será a manutenção  da autonomia e da independência nas tarefas do dia-a-dia.

As luvas ainda precisam ser liberadas para testes em pacientes de Parkinson. Ou seja, elas não estão disponíveis no mercado.

Na foto, o estudante de doutorado Yue Zhou, com o protótipo da luva.

OS TREMORES
No início da doença de Parkinson, os tremores atingem pernas, mãos, braços e até lábios, de um lado do corpo apenas. Eles geralmente aparecem quando a pessoa está em repouso ou sob forte estresse. É um movimento involuntário e incontrolável. Embora o tremor seja o sinal mais conhecido e mais evidente da doença de Parkinson, ele não afeta todos os parkinsonianos e não é o mais incapacitante dos sintomas.

Cerca de 70% dos pacientes, nos primeiros estágios da doença, apresentam tremores. Uma fatia menor, cerca de 25%, têm o tremor de ação, que acontece durante um movimento voluntário e dificulta bastante as atividades cotidianas.

Conheça a ViLim Ball, criada por uma empresa lituana, para aliviar o tremor de pacientes com Tremor essencial.

Entenda como funciona a estimulação cerebral profunda, cirurgia com efeitos imediatos nas funções motoras.

Atualizado em 13/03/2018.