Erich Fonoff

Biografia

Neurocirurgião e professor livre-docente da USP, Dr. Erich Fonoff é especialista no tratamento de doença de Parkinson e pesquisador na área.

Dr. Erich Fonoff é médico neurocirurgião, professor, pesquisador e um dos principais especialistas brasileiros em neurocirurgia funcional, com ênfase nas áreas de dor, doença de Parkinson e outros distúrbios do movimento. O seu trabalho na cirurgia de Parkinson documentou avanços significativos nos últimos anos, principalmente no desenvolvimento da Estimulação Cerebral Profunda.

É professor livre-docente e do programa de pós-graduação do departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Com mais de 90 artigos publicados em periódicos científicos internacionais, se consolidou como um dos principais pesquisadores em sua área no Brasil e seu trabalho é reconhecido pelas mais importantes instituições de pesquisa na Europa e nos Estados Unidos.

Sua carreira acadêmica se desenvolveu na FMUSP, da graduação passando pela residência em Neurocirurgia e especialização em Neurocirurgia Funcional no Hospital das Clínicas. Concluiu seu Doutorado pelo Departamento de Neurologia da FMUSP em 2007, onde é professor livre-docente desde 2012 e professor na disciplina de Neurocirurgia desde 2013.

Atuou como médico neurocirurgião na equipe do Hospital das Clínicas da FMUSP e coordenou o Laboratório de Neuromodulação de Dor Experimental do Hospital Sírio-Libanês.


Pesquisa e tecnologia

Dr. Erich Fonoff se dedica a duas principais linhas de pesquisa: tratamento neurocirúrgico funcional e neuromodulatório de doenças neuropsiquiátricas; e mapeamento anatômico e fisiológico do sistema nervoso. Assim, atua ativamente em estudos e experimentos aplicados à neurocirurgia funcional, área que visa restabelecer as funções neurológicas.
Entre outros projetos participou do desenvolvimento de novas tecnologias para a cirurgia de Parkinson: o “Implantador de Eletródio Cerebral Profundo” e a “Sonda de Microdiálise”. Também desenvolveu uma nova técnica de neuromodulação que auxilia no controle dos sintomas da doença de Parkinson.

Carreira profissional

  • Professor Associado e Livre-Docente do Departamento de Neurologia da FMUSP desde 2013
  • Orientador de Iniciação Científica, Pós-Graduação do Departamento de Neurologia da FMUSP desde 2010
  • Orientador de Pós-Doutorado do Departamento de Neurologia da FMUSP desde 2014
  • Coordenador do Laboratório de Neuromodulação de Dor Experimental do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (2009 a 2011)
  • Médico Neurocirurgião da Equipe de Neurocirurgia Funcional e Estereotaxia da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria do HC da FMUSP (2008 a 2013)
  • Médico Neurocirurgião Comissionado na Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria do HC da FMUSP (2006 a 2013)
  • Médico Assistente do Serviço de Neurocirurgia de Urgência do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da FMUSP (2004 a 2005)
  • Chefe dos Residentes de Neurocirurgia da FMUSP (2003)

Saiba mais sobre o Dr. Erich Fonoff

Currículo Lattes do Dr. Erich Fonoff.

Perfil na Fapesp do Dr. Erich Fonoff.

Perfil no Google Scholar do Dr. Erich  Fonoff.

Conecte com o Dr. Erich Fonoff no LinkedIn.

Dr. Erich Talamoni Fonoff
CRM (SP): 93.868
Especialização: Médico Neurocirurgião

Atualizado em 10/03/2017