Equipamento é eficaz para reduzir tremor essencial

01/02/2018
Por Erich Fonoff

A ViLim Ball, criada por uma empresa lituana, a Fidens, se mostrou eficiente para aliviar o tremor de pacientes com Tremor Essencial (TE), transtorno de movimento que afeta cerca de 5% da população. De cada dez pessoas que a utilizaram durante um estudo, sete sentiram o sintoma diminuir. A tecnologia, além de reduzir tremor essencial, também aliviou a rigidez nas juntas de quem sofre com artrite reumatoide.

O TE é uma doença neurológica que provoca um tremor incontrolável, durante o movimento – ao contrário do tremor da doença de Parkinson, que ocorre quando a pessoa está em repouso. Embora o TE não ameace a vida, seu principal sintoma atinge mãos, cabeça, língua e queixo e interfere diretamente na autonomia e no autocuidado. Em alguns casos, não há necessidade de tratamento. Mas, quando o tremor essencial interfere de forma importante no dia a dia ou se torna socialmente constrangedor, existem tratamentos bem eficazes. Eles podem incluir medicamentos, ultrassom focado e cirurgia em casos resistentes ou quando o efeito adverso da medicação não é tolerável.

De acordo com os fabricantes, a pequena bola funciona com o mesmo mecanismo das plataformas instáveis. Ou seja, ela produz vibrações que causam rápidas contrações musculares. Inicialmente, a bola foi projetada numa experiência para melhorar a circulação sanguínea nas extremidades do corpo. O efeito sobre os tremores dos portadores de Tremor Essencial foi uma agradável surpresa.

Desde o início do ano, a ViLim Ball está à venda na Lituânia, por 195 Euros. Após feedbacks dos consumidores e eventuais ajustes, o próximo mercado será o americano. Os fabricantes estão, no momento, também desenvolvendo um equipamento para diminuir os tremores especificamente de pacientes de Parkinson.

Baixe aqui a cartilha sobre Tremor Essencial. 

Atualizado em 01/02/2018.

 


Participe da comunidade Parkinson Hoje no Facebook.