O que causa a doença de Parkinson?

Embora os cientistas busquem incansavelmente, as causas da doença de Parkinson ainda são desconhecidas. Muitos estudiosos acreditam que esta doença, progressiva e sem cura, pode ser desencadeada por uma série de fatores combinados e que o processo varia de pessoa para pessoa. Não há, comprovadamente, uma única causa para a doença de Parkinson.

Para saber o que acontece, é importante entender a doença.

  • O Parkinson é uma doença degenerativa que provoca uma diminuição de dopamina na região cerebral chamada substância negra.
  • A dopamina é um neurotransmissor responsável por enviar mensagens às partes do cérebro que controlam os movimentos e a coordenação.
  • Sem ela, certas áreas do cérebro não funcionam de forma adequada, fazendo com que os sintomas do Parkinson apareçam.

Quais então seriam as causas da doença de Parkinson? O que  provocaria o não funcionamento desses neurônios e levaria ao Parkinson? Os principais fatores relacionados ao desenvolvimento da doença, até o momento, são:

Genéticos – Cientistas já identificaram mutações genéticas que podem levar ao desenvolvimento da doença de Parkinson. Felizmente, essas mutações não são comuns e, quando detectadas, ocorrem em famílias com múltiplos casos da doença. A maioria dos parkinsonianos não têm anormalidades nos genes.

Ambientais – Existem evidências científicas de que fatores ambientais, como o contato com químicos tóxicos, metais pesados e pesticidas, provoquem a morte dos neurônios responsáveis pela produção da dopamina

É FATO

Os médicos são unânimes em afirmar que a principal causa da doença de Parkinson é a idade. Após os 60 anos, o risco de desenvolver Parkinson gira em torno de 2 a 4%, enquanto que na população geral é em torno de 1 a 2%.

A PREVENÇÃO Quando não se sabe a causa de uma doença, não há como preveni-la. Infelizmente, esta é a realidade para a doença de Parkinson. Até o momento, os médicos trabalham com tratamentos eficientes e cada vez mais modernos e seguros para controlar os sintomas e aumentar a autonomia dos pacientes.

Diagnóstico do Mal de Parkinson. 

Atualizado em 10/09/2019.