Não existe ritmo certo na doença de Parkinson

Durante o mês de abril, vários países investem em campanhas de conscientização sobre a doença de Parkinson. O objetivo é ensinar sobre esta condição, que atinge mais de 10 milhões de pessoas em todo mundo, e promover mais leveza e esperança aos pacientes, familiares e cuidadores.

Com o propósito de mostrar a não-parkinsonianos os desafios que a doença impõe e seus sintomas, a companhia farmacêutica portuguesa Bial criou o vídeo que postamos abaixo.

Entre bailarinos profissionais, pacientes reais dançam enquanto realizam atividades do cotidiano, como atravessar uma rua, fazer compras e andar de ônibus. Embora muita gente desconheça, a doença de Parkinson – sempre associada a tremores e distúrbios do movimento -, também compromete a função executiva e a capacidade de fazer diversas tarefas simples ao mesmo tempo. Lentidão para se movimentar e rigidez muscular são outros sintomas comuns aos pacientes.

O vídeo se chama, em tradução livre, ‘Não existe ritmo certo para a vida’ e foi realizado pela coreógrafa e educadora física especialista em Parkinson Pamela Quinn.

É comovente ver as pessoas se movimentando dentro do seu ritmo. É também inspirador e um verdadeiro ensinamento de paciência, tolerância e aceitação do outro.

O texto, que aparece no final do vídeo, está em inglês. Veja a tradução:

‘Não existe ritmo certo para a vida’

Talvez você não tenha notado,

mas pessoas com a doença de Parkinson

têm seu próprio ritmo.

Assim como todas as outras pessoas.

Pode levar uns minutos a mais,

mas isso não as impede de realizar as tarefas do cotidiano.

A falta de tolerância, no entanto, pode piorar os sintomas

e realmente reduzir sua velocidade.

Não tenha pressa.

Não existe ritmo certo para a vida.

 

Você conhece Parkinson Hoje no YouTube? Acesse aqui. 

 

Atualizado em 30/04/2018.