Como aumentar a segurança ao cozinhar

A doença de Parkinson pode tornar tarefas simples do cotidiano em grandes desafios. Cozinhar com segurança é uma delas. Sem firmeza e estabilidade nas mãos, preparar pratos – ou simplesmente picar frutas e legumes – pode ser arriscado. Veja algumas dicas que ajudam a controlar ou contornar os sintomas durante o processo.

– Use e abuse da máquina de lavar louça. Lave à mão apenas o necessário ou aquilo que não cabe na máquina. Lavador manuais para copos são uma boa opção para se ter por perto.

– Para picar os alimentos, use tábuas de corte flexíveis, feitas de silicone. Elas permitem que você corte o alimento e o transfira para a panela ou travessa com segurança e sem risco de derramar.

– Cozinheiros experientes usam facas em meia lua com dois cabos para picar vegetais com mais rapidez. Os parkinsonianos também podem tirar proveito deste utensílio. Além de exigir menos força, ele aumenta a segurança de quem o manuseia e permite fazer cortes com mais precisão e firmeza.

– Panelas e travessas leves são as mais indicadas, por serem manuseadas com maior facilidade. Aquelas com cabos grossos também são mais seguras, pois pegada tem mais firmeza.

– Antes de cozinhar, faça um planejamento detalhado de tudo que vai precisar. Deixe tudo por perto antes de começar o processo. Se precisar se sentar para lavar, picar e cortar, faça. O cansaço físico intensifica os sintomas.

– Se sintomas do Parkinson comprometem muito a coordenação motora e o controle dos movimentos, compre luvas resistentes a corte, usadas por açougueiros, para aumentar a segurança.

– A receita certa pode tornar o momento mais prazeroso. Escolha pratos que não exigem que dois passos sejam feitos simultaneamente. Muitos parkinsonianos apresentam dificuldade para realizar várias atividades ao mesmo tempo. O ideal é fazer cada etapa com total atenção e, só então, partir para a próxima.

– Por fim, sempre que possível, prepare uma quantidade que dê para vários dias e congele porções. Assim, você não tem a obrigação de preparar as refeições quando não estiver disposto.

Mais dicas para manter sua casa segura.

Atualizado em 03/01/2019.