Exercícios para o cérebro reduzem episódios de congelamento da marcha

Um novo estudo, financiado pela The Michael J. Fox Foundation e publicado no Nature Partner Journal Parkinson’s Disease, sugere que atividades cerebrais, que fortalecem o cognitivo, podem apontar o caminho para o tratamento de congelamento da marcha.

O congelamento, ou freezing em inglês, é uma súbita parada e incapacidade de recomeçar movimentos ritmados e repetidos. Estudos estatísticos mostram que cerca de 30% dos pacientes de Parkinson têm este sintoma, em estágios mais avançados da doença. Ele, geralmente, ocorre quando a pessoa está caminhando e, ao tentar mudar de direção, tem a sensação de estar colada ao chão. O perigo é que, ao se sentir paralisada, o risco de perder o equilíbrio e sofrer uma queda aumentam. Em alguns parkinsonianos, o congelamento afeta também os movimentos do braço e a fala.

O trabalho, ainda em fase inicial, mediu o número de vezes que 65 pacientes tiveram episódios de congelamento, quando estavam medicados e também fora do efeito das medicações. Em seguida, metade do grupo passou por um programa de tarefas no computador, com foco em atenção, memória e habilidades visuoespaciais. A outra metade foi o grupo de controle, que recebeu treinamento placebo – ou seja, sem efeito terapêutico. Após 14 semanas, todos os participantes foram avaliados novamente. O grupo que recebera o treinamento cognitivo teve bem menos episódios de congelamento da marcha.

O congelamento da marcha é um dos sintomas da doença de Parkinson que mobiliza cientistas e pesquisadores nos grandes centros de neurologia do mundo. Ainda não há nada que o corrija totalmente ou que o impeça de acontecer. Este estudo, no entanto, mostra o quanto o cérebro e suas funções cognitivas podem ser úteis e indispensáveis no caminhar.

Em abril, um outro estudo também financiado pela The Michael J. Fox Foundation e publicado no periódico Movement Disorders, mostrou que a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) pode reduzir os episódios de congelamento da marcha e melhorar as funções executivas. A ETCC é uma estimulação realizada de forma não-invasiva no cérebro e funciona através de eletrodos.

Conheça alguns truques para sair de um episódio de congelamento.

Leia mais sobre exercícios cognitivos. Jogar cartas é um deles. 

Atualizado em 10/09/2019.