Você acha que as doenças de Parkinson e Alzheimer são iguais?

Há quem pense que Parkinson e Alzheimer são doenças bem parecidas. De fato, elas têm suas semelhanças. Ambas atingem, na maioria dos casos, pessoas acima de 50 anos. Ambas afetam o sistema nervoso central. E, tanto Parkinson como Alzheimer são doenças neurodegenerativas, progressivas e sem cura. À medida que evoluem, seus sintomas se tornam cada vez menos controláveis. Porém, a trajetória, os sintomas e os tratamentos das duas são distintos. Parkinson e Alzheimer são doenças diferentes.

“A doença de Parkinson está muito mais relacionada a sintomas motores, enquanto Alzheimer traz alterações cognitivas”, explica o neurocirurgião em SP Dr. Erich Fonoff, professor livre-docente do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. “Alguma discreta mudança cognitiva pode ocorrer no Parkinson, mas esta é uma característica importante no Alzheimer”.

Veja aqui as principais características da doença de Alzheimer, de acordo com o National Institute on Aging, agência do governo americano, que se dedica a estudar e compreender o envelhecimento.

  • A doença de Alzheimer é um distúrbio do cérebro que compromete a cognição, a memória e a capacidade de pensar com clareza. Ela, geralmente, dá os primeiros sinais ao redor dos 65 anos de idade e atinge mais de um milhão de pessoas no Brasil.
  • As causas da doença de Alzheimer ainda não são claras. Mas, os cientistas já sabem que as mudanças no cérebro que levam à doença são motivadas pelo estilo de vida e por fatores genéticos e ambientais.
  • Em menos de 10% dos pacientes de Alzheimer, a doença se instala entre os 30 e 60 anos de idade.
  • O sintoma clássico do Alzheimer é a perda de memória. Mas, há outros aspectos da cognição, como o uso correto de palavras, a capacidade de tomar decisões e as habilidades visuoespaciais, que podem apresentar problemas antes do esquecimento ficar tão evidente.
  • Andar sem rumo, ter dificuldades para lidar com dinheiro e para realizar tarefas simples do cotidiano também são sintomas recorrentes. Alterações no comportamento, como perda de interesse, agressividade e tristeza, podem ocorrer nos estágios iniciais.
  • A doença de Alzheimer é uma das principais causas de demência em adultos. A demência se instala quando os neurônios param de funcionar corretamente, perdem a conexão com outras células do cérebro e morrem. À medida que envelhecemos, todos passamos por esta perda. Mas, na demência, ela ocorre em maior quantidade e leva a quadros mais comprometedores.
  • Ainda não existe uma droga para impedir a evolução da doença de Alzheimer. Enquanto cientistas e médicos se dedicam a isso, eles também aprimoram tratamentos medicamentosos e não medicamentosos para controlar os sintomas como, ansiedade, sonolência e agressividade. Leia mais sobre a doença nesse link.

Atualizado em 11/09/2019.