No momento, você está visualizando Como encontrar um médico especialista em doença de Parkinson

Como encontrar um médico especialista em doença de Parkinson

Encontrar um médico especialista em distúrbios do movimento, para acompanhar o tratamento com confiança e tranquilidade, é um grande desafio para a maioria dos pacientes. Cidades pequenas, não raro, não contam com profissionais tão especializados. Alguns planos de saúde têm restrições em certos atendimentos. Ou, simplesmente, a empatia tão esperada entre médico e paciente não acontece. Para facilitar essa busca, que pode ser extremamente extenuante, listamos algumas dicas.

Busque um especialista Geralmente, o diagnóstico da doença de Parkinson é feito por um neurologista. No entanto, o médico ideal para acompanhar o paciente e definir um tratamento de ponta é o neurologista especialista em distúrbios do movimento. É este profissional quem está próximo das pesquisas, por dentro dos estudos e capacitado para lidar com os desafios tão específicos do Parkinson.

Fique à vontade, a consulta é sua Encontrou o médico especialista, mas não está satisfeito? Procure outro. Parte do sucesso de qualquer tratamento depende da empatia que você sente. É essencial se sentir à vontade para colocar seus medos, dúvidas e necessidades. Nem sempre, no entanto, existe a possibilidade de trocar de profissional. Neste cenário, aprenda como tirar proveito da SUA consulta. Lembre-se: você é o que mais importa agora.

Procure uma segunda opinião Encontrou o médico especialista, mas não está 100% seguro com o tratamento sugerido? A bola está com você novamente. Converse com outros parkinsonianos, busque grupos de apoio e, não tenha medo de trocar de profissional ou de simplesmente buscar uma segunda opinião. A incerteza definitivamente não faz bem à saúde.

Forme um time O tratamento de Parkinson é multidisciplinar, ou seja, demanda a participação de especialistas de diversas áreas para ser bem-sucedido. Um só profissional, dificilmente, consegue oferecer tudo aquilo de que o paciente precisa. O ideal é um time de confiança, que conta com fisioterapeuta, fonoaudióloga e neuropsicóloga.

Entenda o Parkinson Se não for possível trocar de médico, seja pela distância ou pelo custo, entre em ação – junto com amigos e familiares – e pesquise sobre o Parkinson. Conhecer a doença e o que existe disponível para controlar os sintomas, coloca você em controle da sua vida. A melhor maneira de enfrentar os desafios que estão por vir é se preparar para eles. Aqui, no canal Parkinson Hoje, você fica por dentro de novidades, de dicas úteis e de informação atualizada.

Atualizado em 05/02/2018.

Erich Fonoff

Dr. Erich Fonoff é médico neurocirurgião, professor, pesquisador e um dos principais especialistas brasileiros em neurocirurgia funcional, com ênfase nas áreas de dor, doença de Parkinson, tremor essencial e outros distúrbios do movimento. O seu trabalho na cirurgia de Parkinson documentou avanços significativos nos últimos anos, principalmente no aprimoramento da Estimulação Cerebral Profunda. CRM (SP): 93.868