Como reconhecer os 10 sinais iniciais do Parkinson

Os sinais iniciais do Parkinson são sutis e surgem gradualmente. Podem passar despercebidos por muito tempo ou ser considerados traços característicos do envelhecimento, o que dificulta o diagnóstico da doença. Mas o quanto antes ela for detectada (reconheça os Estágios do Parkinson), maiores são as chances de os tratamentos retardarem sua progressão. Se você ou alguém próximo apresenta mais de um dos sintomas abaixo, procure um médico de sua confiança para uma investigação completa.

  1. Tremor – Pernas, mãos, braços e até lábios podem tremer, quando a pessoa está em repouso, parada. No início, ele atinge apenas um lado do corpo.
  2. Rosto mascarado – O olhar fica parado, a expressão facial, mais séria e os movimentos musculares, mais raros, independentemente da vontade.
  3. Micrografia – Ao escrever, as letras ficam menores e os espaços entre elas, idem. Dificilmente, as palavras atingem a pauta superior.
  4. Má postura – O corpo não fica reto como antes. E as pessoas passam a notar uma inclinação do tronco e da cabeça para frente.
  5. Voz baixa – O tom de voz diminui e o timbre também se altera. Fica a sensação, para o parkinsoniano, de estar falando cada vez mais alto, até gritando.
  6. Hipotensão postural – É a queda súbita da pressão arterial ao se levantar. Provoca tontura e sensação de desmaio.
  7. Perda olfativa – Mais de 90% dos pacientes de Parkinson não sentem cheiros como antes. Muitos também apresentam alterações no paladar.
  8. Noites inquietas – É comum uma certa agitação durante o sono profundo. Os movimentos são tão repentinos e intensos que incomodam quem está ao lado.
  9. Dificuldade para caminhar – Os membros ficam mais rígidos e os braços se mexem menos quando a pessoa anda. A sensação de estar grudado ao chão melhora ao se movimentar.
  10.  Constipação – O intestino funciona menos ou com dificuldade, causando um enorme desconforto no abdome.

 

*Esta lista de sinais iniciais do Parkinson foi disponibilizada pela National Parkinson Foundation (NPF).

Atualizado em 14/06/2017.

Deixe um comentário