Baixos níveis da vitamina B12 podem agravar o Parkinson

Até que se encontre a cura para a doença de Parkinson, cientistas buscam intensamente por maneiras de controlar os sintomas e reduzir a progressão da doença. Recentemente, um estudo da Universidade da Califórnia, em São Francisco, associou baixos níveis da vitamina B12 em pacientes de Parkinson a um declínio mais rápido das funções cognitivas e motoras.

Leia aqui tudo sobre Distonia.

Esta nova pesquisa, publicada no periódico Movement Disorders, analisou os níveis de vitamina B12 em 680 pacientes. Todos eles tinham recebido o diagnóstico há pouco tempo e não estavam recebendo os tratamentos tradicionais. Até aqui, ainda não havia nenhuma ligação entre os níveis baixos da vitamina e o surgimento precoce dos sintomas do Parkinson.

Com o passar do tempo, no entanto, os pesquisadores puderam observar que os sintomas da doença, em pacientes com baixos níveis de vitamina B12, se desenvolveram mais rapidamente do que naqueles com níveis altos da substância. Foram notados problemas de equilíbrio e dificuldade na marcha.

A boa notícia é que, ao melhorar o aporte de vitamina B12 nestes pacientes, a progressão da doença teve o ritmo reduzido e o quadro geral otimizado.

No passado, vários outros trabalhos já revelaram deficiência de vitamina B12 em pessoas que se encontravam em estágios avançados da doença de Parkinson. Tal deficiência, segundo especialistas, pode levar a sintomas motores e neurológicos, como depressão, desconforto muscular e fraqueza.

Fontes de vitamina B12:

Carne de boi
Carne de porco
Frango
Peixe
Laticínios
Ovos
**Antes de tomar qualquer suplemento vitamínico, converse com seu médico.

Você consegue reconhecer os sinais iniciais da doença de Parkinson?

Atualizado em 11/09/2019.